Recursos para Educação Teológica

Ser anglicana/o

A Parte 1 é um curso sobre a história que está por trás do anglicanismo contemporâneo e foi projetado para ser usado por pequenos grupos ou em estudo individual. 

A Parte 2 é uma coleção de pequenos testemunhos em vídeo de todos os tipos de anglicanos de toda a Comunhão Anglicana com comentários adicionais em vídeo de várias/os estudiosas/os, sobre seis diferentes aspectos do anglicanismo. Este será lançado no início de 2022. 

As/Os cuidadoras/es da Criação: Uma Ecologia Cheia de Esperança

Esta declaração oportuna da Comissão Internacional para o Diálogo Teológico Anglicano Ortodoxo é um recurso importante e rico para a educação teológica em toda a Comunhão Anglicana. O Bispo Humberto Gonçalves apresenta a declaração no Boletim de Recursos da TEAC de julho de 2021. 

No que as/os anglicanas/os acreditam? Um Guia de Estudo da Doutrina Cristã das Declarações Anglicanas e Ecumênicas

Um guia interativo da doutrina cristã, baseado em declarações anglicanas e ecumênicas, está disponível aqui. Aproveitando a disponibilidade de declarações oficiais em vários websites, esta introdução concisa e bem fundamentada sobre a natureza da doutrina, os Credos e a doutrina da Igreja, foi escrita para uso em grupos familiares, programas de estudo, seminários e faculdades teológicas em toda a Comunhão Anglicana. Foi produzido por membros da Comissão Permanente Inter Anglicana sobre Unidade, Fé e Ordem (IASCUFO) trabalhando em parceria com TEAC. 

thumb-wdab-pt

Em que os Anglicanos Acreditam?
Um Guia de Estudo para a Doutrina Cristã a partir de Declarações Anglicanas e Ecumênicas

Ser Humano e Salvação: Novas Declarações Anglicanas

A IASCUFO (Comissão Permanente Inter-Anglicana sobre Unidade, Fé e Ordem) publicou dois trabalhos, 3 e 4, sob o título Deus Amou tanto o Mundo. Estes são um valioso recurso para o ensino da doutrina cristã. 

O documento 3, "Criado à Imagem de Deus", apresenta uma compreensão teológica anglicana do que é ser humano. Esta é uma afirmação que é ao mesmo tempo bela e profunda. Ela afirma porque as pessoas são importantes. Diz que os seres humanos têm uma dignidade dada por Deus, e que não reconhecer a dignidade humana abre o caminho para muitas das coisas más e violentas que afligem a humanidade. O documento estabelece a importância de Cristo para entender por que a justiça é importante, tanto para a criação, quanto para todas as pessoas. Trata-se de uma visão teológica com implicações morais maciças. 

O documento 4, "A Soberania de Deus e nossa Salvação", refuta a tentação em alguns lugares de questionar ou mesmo negar que outros cristãos são salvos em e por Cristo. Afirma que o julgamento pertence somente a Deus, e que ninguém tem a capacidade ou o direito de questionar o status espiritual de ninguém mais. 

Você pode baixar os documentos 3 e 4 da IASCUFO aqui, ou pode encomendá-los em alguns territórios da Amazon (ISBN: 978-1911007227].  

Guia de Instituições Anglicanas 

Rumo a uma Sinfonia de Instrumentos é uma introdução informativa e concisa às instituições oficiais da Comunhão Anglicana. Ela descreve como o gabinete do Arcebispo de Cantuária, a Conferência de Lambeth, o Conselho Consultivo Anglicano e a reunião dos Primazes servem à vida corporativa e à missão das igrejas membros em todo o mundo. 

Thumb - Symphony - pt

A caminho de uma sinfonia de instrumentos

Considerações históricas e teológicas dos Instrumentos de Comunhão da Comunhão Anglicana

Materiais de estudo sobre justiça de gênero 

Estes materiais de estudo oferecem perspectivas de um grupo internacional diverso de teólogas/os anglicanas/os e foram desenvolvidos para torná-los adequados para adaptação a múltiplos contextos. Suas reflexões convidam à crítica e à conversa que é melhor realizada dentro de uma comunidade teológica respeitosa. Será importante explorar e contextualizar a linguagem e a terminologia utilizada como parte do processo de aprendizagem.